Por que a Amazon foi multada na França?

Endenda por que a amazon foi multada na frança com o escritório bergesch advogados

Recentemente a gigante Amazon foi multada na França, multa essa milionária, de 32 milhões de euros. 

É provável que você esteja pensando que a multa está relacionada a algo fiscal ou tributário, mas, na verdade, não. 

A multa recebida pela Amazon partiu da autoridade francesa de proteção de dados, mais conhecida como CNIL.

Como esse é um caso bem diferente, trouxemos todos os detalhes aqui para você, até para entender possíveis reflexos no Brasil.

Então, acompanhe a leitura de hoje para ficar atualizado sobre isso.

Por que a Amazon foi multada?

Há muita gente que pensa que a proteção de dados se aplica apenas para as empresas em relação à proteção de dados de seus clientes, por exemplo. 

No entanto, não é bem assim.

A Amazon é um exemplo disso.

A multa que comentamos no início do texto ocorreu em razão de um monitoramento excessivo de seus colaboradores. 

De acordo com a Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdades Civis da França, a CNIL, a Amazon tem um sistema que monitora de forma excessiva seus colaboradores.

Isso porque a empresa consegue em tempo real acompanhar todas as atividades dos funcionários, a fim de medir sua produtividade.

Essa investigação e multa começou a partir de denúncias de funcionários e notícias da imprensa, que relataram essa prática “abusiva” da empresa.

O que acontece é que nos armazéns da empresa, onde ficam estocados todos os produtos e ocorre a logística de entrega, cada funcionário recebe um scanner.

Esse aparelho registra cada movimento do colaborador, como, por exemplo, a retirada de um produto e a embalagem dele para entrega, esse é o principal motivo pelo qual a Amazon foi multada.

Porém, apesar de ter essa função de controle de atividade para organização, na verdade, os scanners possuem indicadores de produtividade e tempo ocioso de cada um dos funcionários.

Porque isso não pode acontecer

De acordo com a autoridade francesa, esse monitoramento é excessivo por diferentes motivos, que vamos trazer a seguir.

Justificativa das pausas

Em primeiro lugar, um ponto negativo sobre isso, trazido pela autoridade, é que os funcionários precisam justificar suas pausas, quando se tem o controle dessa forma.

Contudo, isso não seria viável para o colaborador. 

Medição da velocidade do scanner

Um segundo ponto que não foi aceito pela autoridade francesa é de que a medição de velocidade do scanner, da forma como acontece, não é correta.

Isso porque há uma média de segundo em que um item deve passar pelo scanner depois do outro, para evitar erros.

Contudo, esse controle é praticamente impossível e torna um cuidado excessivo incumbido ao empregado. 

Arquivamento dos indicadores

Por fim, também se considera como excessiva a questão de arquivar os indicadores de cada um dos colaboradores por 30 dias.

Como cada um possui seu scanner, a empresa estava extraindo dados para medir a produtividade de cada um, o que gera uma desproporcionalidade.

Ainda, se destacou que uma vigilância excessiva como essa, coloca os funcionários em um ambiente de pressão contínua, o que não pode acontecer. 

Por que a multa foi tão alta?

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Para entender porque a multa foi tão alta, você precisa saber antes de mais nada que a Europa por si só leva muito a sério a proteção de dados.

Inclusive, foram as regulamentações de lá que levaram a criação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, a LGPD.

Então, as multas lá são sempre altas, até mesmo para ter um caráter punitivo e evitar que os mesmos problemas se repitam.

Ainda, no caso da Amazon, uma agravante foi a quantidade de funcionários.

Para a agência de proteção francesa, a enorme quantidade de funcionários que foram submetidos a essa condição justifica o valor da multa.

O que diz a Amazon? 

Em resposta a aplicação da multa, a Amazon alega que esse sistema de scanner é usado por grande parte das empresas de logística ao redor do mundo.  

A retratação foi a seguinte: “Esses sistemas nos ajudam a gerenciar o fluxo de pedidos e otimizar nossas operações. Permitem às nossas equipes determinar a melhor forma de organizar turnos com o número certo de colaboradores de forma a garantir uma carga de trabalho equilibrada e satisfazer a procura dos nossos clientes, nomeadamente em períodos de pico de atividade, como época de férias, por exemplo”

Por outro lado, afirmou que usa sim um sistema para avaliação de desempenho e qualidade, mas que irá desativar o uso.

Ainda, outra mudança é sobre o tempo ocioso, que hoje é de 10 minutos, irá para 30. 

Leia também: Guia definitivo sobre a aplicabilidade da LGPD

Como isso pode refletir no Brasil?

De fato, a Amazon também possui armazéns de distribuição no Brasil e é possível que depois dessa multa as autoridades brasileiras também fiquem atentas a essa situação.

Isso serve de exemplo para várias empresas, para que também deem a importância à proteção de dados de seus colaboradores. 

Por isso é importante fazer um mapeamento de LGPD, para entender o que precisa implementar ou modificar no seu negócio.

Entre em contato e converse com nossos especialistas para entender mais sobre o assunto.

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Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

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