Por que criar uma holding familiar?

Uma das maiores preocupações de quem tem algum tipo de patrimônio é preservar tudo que foi construído em segurança, com o objetivo de que esse legado possa ser passado para as próximas gerações, e na maioria das vezes essa não é uma tarefa fácil.

Patrimônio e família são dois assuntos delicados, mais ainda quando esse patrimônio envolve alguma empresa familiar, já que eventuais rupturas entre os membros da família podem acabar com o negócio. 

Portanto, a falta de clareza nas relações familiares, de orientações do patriarca ou da matriarca aos seus herdeiros, de uma governança corporativa dentro da empresa,e até mesmo de um planejamento sucessório, são alguns dos problemas que podem transformar todo o patrimônio em cinzas.

Conforme você viu acima, estes são motivos pelos quais você precisa se preocupar o quanto antes com a proteção do seu patrimônio e do seu legado, estes são os porquês de você criar uma holding familiar.

Mas afinal, o que é uma holding familiar?

A holding familiar nada mais é do que uma empresa que busca proteger e controlar o patrimônio de uma mesma família. Através dessa empresa é possível inclusive fazer o planejamento sucessório desses bens, a fim de evitar o inventário e todos os custos e burocracias que ele gera.

Como funciona uma holding familiar?

Depois que essa holding for constituída, é feita a transferência de todos os bens que compõem o patrimônio familiar para dentro dessa nova empresa, cujos sócios são os próprios familiares, geralmente de início o patriarca ou a matriarca, e ao longo do tempo, dependendo da estratégia de planejamento sucessório, os herdeiros também entram na sociedade. Para saber mais sobre o planejamento sucessório e seus benefícios, clique aqui para ler o nosso artigo completo sobre o tema. 

Além do planejamento da sucessão, outro benefício que a holding familiar pode trazer é quando o patrimônio for composto por imóveis, pois, há a possibilidade de uma economia tributária muito vantajosa, principalmente se as operações imobiliárias como venda ou aluguel eram feitas anteriormente na pessoa física dos sócios, onde há uma grande incidência de imposto de renda. 

E qual é o passo a passo para montar uma holding?

A primeira coisa que você deve fazer quando está buscando constituir uma holding familiar é procurar profissionais qualificados e competentes no assunto, pois é um procedimento que envolve várias estratégias diferentes, e que para realmente cumprir com a sua finalidade, precisa ser feita da maneira correta. 

Após encontrar essa ajuda especializada, é importante que seja feito um levantamento de todo o  patrimônio e também dos interesses e vontades do patriarca ou da matriarca de quais objetivos buscam com aquela proteção e também da sucessão desses bens no futuro. 

Concluída essa etapa, os profissionais que te auxiliarem irão encontrar as estratégias ideias para o seu caso, de acordo, novamente, com os objetivos que você espera com o trabalho, e assim a holding será constituída para que atenda todos esses pontos.

É importante destacar que esse tipo de trabalho não envolve apenas uma simples abertura de empresa, demanda sempre muito estudo prévio, levantamento de dados e documentos, planejamentos e simulações, procedimentos extrajudiciais, reuniões com os familiares, enfim, uma série de detalhes, por isso é que a orientação é que você procure um profissional que possa te dar o apoio completo. 

Se você quiser saber mais sobre as holdings, pode clicar aqui e ler o artigo que elaboramos com todos os detalhes dessa ferramenta e seus benefícios.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado, e se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse em proteger o seu patrimônio, entre em contato conosco clicando no link abaixo, será um prazer ajudá-lo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale conosco!

Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Assita ao Webinário feito pelo Advogado Raul Bergesch, especialista em proteção patrimonial.

Assistir

Fale Conosco.

Tem alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco!

51 3039 3500

contato@ber.adv.br