Proteja seu patrimônio do risco Brasil hoje mesmo

novo governo brasil pós eleições o que esperar da economica como vai ficar o brasil em 2023 a economia vai piorar ou melhorar em 2023 raul bergesch advogados

A gente sabe que ter empresa no nosso país, não é uma tarefa fácil, não é mesmo? E a gente também sabe que o risco Brasil é sim uma realidade do empresário. Por esse motivo, reforçamos sempre para os nossos clientes: protejam seu patrimônio.

Tempo estimado de leitura: 13 minutos

Sim, sabemos que não é fácil empreender por aqui e que o risco Brasil é uma realidade, mas empreender pode ser ainda mais arriscado se você não protege o seu patrimônio. 

Além disso, nós sempre falamos para todos: Empresário, proteja seu patrimônio, pois, felizmente, existem ferramentas legais para isso.

Nós do escritório Bergesch & Martin, somos um escritório especialista em proteção patrimonial e trouxemos esse artigo para que você proteja o seu patrimônio do risco Brasil hoje mesmo.

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Proteja seu patrimônio: quais são os riscos Brasil;
  • Principais para que você proteja o seu patrimônio hoje mesmo;
  • Proteção Patrimonial;
  • Proteja seu patrimônio: blindagem societária;
  • Proteção Trabalhista;
  • Proteja seu patrimônio: qual é a importância disso;
  • Conheça mais do nosso trabalho de proteção.

Proteja seu patrimônio: quais são os riscos Brasil

Citamos alguns riscos que entendemos que todo empresário está exposto no Brasil:

  • Político;
  • Econômico;
  • Trabalhista;
  • Tributário.

Vamos te explicar um pouco mais sobre cada um destes, combinado? Acompanhe nos tópicos abaixo. 

Ver também: O que esperar para as políticas econômicas brasileiras em 2023?

Risco político 

O principal risco para o empresário com certeza é o aspecto político do nosso país. Isso porque a política no Brasil tem uma característica péssima para qualquer pessoa que se preocupa com seu patrimônio: a instabilidade. 

risco politico brasileiro como proteger minha empresa do risco brasil 2023 economia recessão economica raul bergesch advogados

Então, a troca de governo, ou até mesmo a permanência de um, as trocas de ministros, as interferências no mercado, traz certas questões que não temos como saber qual será o impacto.

Ou seja, não há como prever como serão as medidas de cada um, pois tudo isso é muito instável, justamente por termos um sistema político imaturo e pouco responsável.

Portanto, é importante que você proteja o seu patrimônio de todas as maneiras possíveis dentro da lei.

As eleições de 2022 trouxeram riscos bem visíveis, em especial aos empresários, pois:

  • Gerou instabilidade no país, em especial no aspecto econômico, pois pode causar mudanças imediatas em alguns pontos ruins ao empresário;
  • Agravo da crise econômica;
  • Polarização e dificuldade de governabilidade;
  • Instabilidade nos investidores externos;
  • Desvalorização da moeda, em razão das instabilidades causadas pela eleição.

Portanto, o risco político deve ser sempre levado em conta como um dos principais para que você proteja o seu patrimônio.

Risco econômico

Outro risco tão importante quanto o político é o econômico. Afinal, se não há um plano econômico claro e bem posicionado do governo federal, a economia brasileira não tem como se fortalecer.

Então, quando isso acontece, é possível que o governo crie medidas para melhorar a economia, mas que podem trazer prejuízos ao empresário.

Um desses, por exemplo, é o aumento da arrecadação de tributos. Logo mais vamos detalhar um pouco sobre esse tema que é muito importante para você empresário.

risco economico brasileiro como proteger o patrimonio da minha empresa com os riscos da economia brasileira quebrar em 2023 raul bergesch advogados

Na verdade, uma crise econômica é prejudicial a qualquer empresário, pois traz reflexos como:

  • Queda nas vendas em razão da diminuição do poder de compra e, portanto, a baixa demanda no mercado;
  • Desvalorização da moeda frente ao dólar;
  • Redução dos lucros da empresa em razão da crise;
  • Falta de investimento externo, o que prejudica empresas que dependem desses recursos estrangeiros;
  • Alta da inflação que traz juros altos e diminuição do investimento;

Certamente, se você analisar a economia do Brasil verá que esses são fatores importantes para que você proteja o seu patrimônio o quanto antes. 

Risco trabalhista

No Brasil a área trabalhista sempre foi uma grande dor de cabeça aos empresários. Há pouco tempo houve a reforma trabalhista, mas, mesmo assim, os processos da Justiça do Trabalho continuam causando enormes prejuízos financeiros.

Você também vai querer ler: Como se proteger em caso de revogação da reforma trabalhista?

Na verdade, quando falamos em proteção patrimonial esse é um dos principais riscos, porque os processos trabalhistas geram:

  • Penhoras em contas;
  • Indisponibilidade de bens;
  • Penhora nas contas dos sócios; 
  • Penhora de imóveis;
  • Redução no lucro das empresas;
  • Instabilidade nos negócios.

Enfim, um processo trabalhista pode trazer prejuízos que você nem imagina. 

Além disso, como falamos, é algo que está sempre em debate, então pode ser que no próximo ano tudo isso fique muito pior, não é mesmo?

Risco tributário

Assim como há o alerta para o risco trabalhista, há para o tributário. O debate sobre uma reforma tributária já está em pauta há algum tempo e tende a ser concretizado nos próximos 4 anos.

No entanto, pode ser que essa reforma venha a ser prejudicial ao empreendedor, por isso indicamos que você proteja o seu patrimônio de forma antecipada. 

Um aumento de tributos pode inviabilizar o seu negócio, por isso é importante que você esteja protegido dessa nova onda de reformas que estão por vir.

Poderíamos citar vários outros riscos para que você proteja o seu patrimônio, mas o importante mesmo é que você saiba que existem soluções para a proteção da sua empresa.

É por isso que nos próximos tópicos vamos te explicar como você pode proteger o seu patrimônio ainda hoje. 

Além disso, vamos te mostrar como nós podemos proteger o seu patrimônio através das nossas especialidades.

Principais formas para que você proteja seu patrimônio hoje mesmo

De acordo com o que já falamos no início do artigo, nosso escritório é especialista em proteção patrimonial. Além disso, também somos referência em Direito Societário.

Então, o objetivo principal do nosso escritório é oferecer serviços para que você proteja seu patrimônio.

Para isso, temos no nosso portfólio de serviços tudo que é necessário para que você proteja o seu patrimônio hoje mesmo:

  • Proteção Patrimonial;
  • Blindagem Societária;
  • Proteção Trabalhista;
  • Assessoria tributária.

Quer saber um pouco mais sobre eles? Acompanhe a leitura abaixo.

Proteção Patrimonial

Em primeiro lugar, para que você proteja o seu patrimônio indicamos que você faça o nosso trabalho de proteção patrimonial.

A proteção patrimonial, como o nome já fala, é feita para proteger não só o patrimônio da empresa, mas também dos sócios.

proteção patrimonial diante de risco financeiro no brasil como proteger minha empresa do risco brasil 2023 raul bergesch advogados

Ao contrário do que muito se ouve falar, a proteção patrimonial utiliza mecanismos previstos em lei. Ou seja, não é nenhum tipo de medida ilegal, mas sim uma medida completamente legal e muito importante para a proteção patrimonial.

Então, para que você proteja o seu patrimônio, você não precisa utilizar de nada que não esteja de acordo com a legislação.

Dentro dos mecanismos da proteção patrimonial podemos citar o uso de:

  • Holdings;

e

  • Offshores.

Holdings

Caso você ainda não tenha ouvido falar, as holdings são empresas criadas para que a empresa e o empresário consigam segregar o seu patrimônio. Ou seja, criar uma barreira de proteção a mais, dos riscos que podem surgir.

Então, a holding é muito utilizada para isso, porque através de uma nova empresa, cria a segregação patrimonial dos sócios.

Ela é uma ferramenta preventiva e lícita para que você proteja o seu patrimônio do risco Brasil.

Offshores

Uma alternativa para que você proteja seu patrimônio é através das Offshores.

Nesse sentido, as offshores são empresas constituídas fora do Brasil, em países com uma tributação menor, ou, em alguns casos, até zerada.

offshore é crime entenda como a offshore pode ajudar você a proteger seu patrimonio no brasil do risco brasil raul bergesch advogados

Então, se você não quer realmente correr o risco Brasil, essa pode ser uma opção interessante para que você proteja o seu patrimônio.

Você pode se interessar por: Offshore, o que é e como funciona?

Blindagem societária

Em segundo lugar, outro serviço que também temos para que você proteja seu patrimônio é a blindagem societária. 

Na prática, vemos que o mais comum é que os empresários apenas descubram suas falhas quando algum problema acontece.

Portanto, questões como um bom contrato social e um acordo de sócios bem elaborado e transparente, podem nem ser levados em conta como algo importante, porém, são essenciais em momentos críticos.

Portanto, o nosso trabalho de blindagem societária busca analisar todos os aspectos de risco societário do seu patrimônio.

Quando falamos em risco Brasil, tudo é muito imprevisível, então é essencial que você proteja o seu patrimônio e o seu negócio de todas as maneiras possíveis o quanto antes.

Blindagem trabalhista

Como falamos no começo do artigo, o risco trabalhista é sim um dos mais delicados ao empresário.

Pensando nisso, desenvolvemos a blindagem trabalhista para prevenção desses tipos de riscos. 

proteção trabalhista e se a reforma trabalhista for revogada como fica minha empresa como proteger a empresa dos riscos trabalhistas novo governo brasil raul bergesch advogados

Quando um governo é eleito, é bastante comum que façam alterações nas legislações trabalhistas.

Porém, nunca conseguimos saber se ela será positiva ou não, em especial para as empresas.

Há poucos anos tivemos a reforma trabalhista, ou seja, uma reforma trabalhista ainda jovem, muito questionável por parte de uma classe política, por isso, esse é um assunto que continua sendo discutido no Governo Federal.

Ou seja, pode trazer mudanças inesperadas. Então, é importante que você esteja preparado para uma possível reforma novamente.

Além disso, é importante que você proteja o seu patrimônio dos riscos trabalhistas porque eles são uma das maiores fontes de bloqueios judiciais e prejuízos nas empresas.

No nosso trabalho de proteção trabalhista nós analisamos todo e qualquer risco que possa gerar uma ação trabalhista na sua empresa e prejudicar seu patrimônio.

Blindagem trabalhista: Como você pode evitar ações na justiça do trabalho.

Assessoria tributária 

Por fim, outro ponto que você viu é sobre os riscos da área tributária. E esses você sabe que são imensos.

Há muito tempo se fala em uma reforma nesse sentido. Porém, ainda não temos como saber qual será o real impacto dela.

O que é recuperação tributária como recuperar imposto dos ultimos 5 anos raul bergesch martin advogados

No entanto, desde já você já pode se preparar para proteger o seu patrimônio, evitando surpresas no futuro. 

Além disso, a atuação do Fisco vem sendo cada vez mais ativa, então uma assessoria tributária é fundamental para que você proteja seu patrimônio.

Aqui no escritório, a nossa assessoria tributária ajuda você através dos seguintes serviços: 

  • Ressarcimento tributário;
  • Assessoria na estruturação;
  • Regularização fiscal;
  • Defesas em ações;
  • Planejamento tributário.

Portanto, agora você sabe que tem à disposição todos esses serviços para que você proteja seu patrimônio.

Então, não há mais desculpas para não fazer, não é mesmo?

Conheça mais do nosso trabalho de proteção

De acordo com o que já comentamos no início do artigo, nós somos referência na execução de projetos de proteção, em diferentes áreas.

Em virtude de termos quase 10 anos de experiência, desenvolvemos um método de trabalho que garante muita segurança e transparência aos clientes.

Então, qualquer um dos nossos serviços segue o seguinte método de 3 etapas:

  • Pré diagnóstico;
  • Diagnóstico;
  • Plano de ação.

Vamos falar abaixo sobre cada uma delas, acompanhe. 

Pré Diagnóstico

Em primeiro lugar, sempre começamos qualquer um dos serviços com o pré diagnóstico.

É nessa etapa que você vai conversar com um dos nossos advogados especialistas, que te atenderá para reunir todas as informações que são importantes para o trabalho.

Então, buscamos entender o cenário real do que você procura para proteger o seu patrimônio, dessa forma conseguimos entregar soluções mais assertivas.

Diagnóstico

Posteriormente, depois de realizado o pré diagnóstico damos início ao diagnóstico.

Nesta fase fazemos um estudo de caso sobre tudo que foi conversado no pré diagnóstico, bem como é feita a análise de documentos.

Então, é montada uma apresentação com todas as soluções encontradas e a fundamentação para o trabalho. 

Após o diagnóstico aprovado por você, nós montamos um plano de ação para execução de todas as estratégias encontradas.

Plano de ação

Por fim, elaboramos e disponibilizamos um de ação montado por etapas, para que o cliente acompanhe em tempo real o que está sendo feito.

Nós prezamos sempre por entregar um trabalho ágil, transparente e seguro aos nossos clientes.

entre em contato com nossos especialistas bergesch martin

Temos a certeza que depois de ler esse artigo você já entendeu por que é importante que você proteja o seu patrimônio.

Agora, se você se identificou com alguma solução que apresentamos ao longo do artigo, entre em contato hoje mesmo. 

Nossos advogados especialistas estão prontos para realizar uma reunião com você e tirar todas as suas dúvidas. É um prazer poder ajudar você a proteger o que é mais importante. 

Entre em contato para darmos início ao seu pré diagnóstico.  

Escritório Bergesch & Martin.

Outros conteúdos para você

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

Fale conosco!

Ficou com alguma dúvida? Através do botão flutuante, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Referência em Direito Societário e Empresarial.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

Informações de contato
Informações do patrimônio