Quanto custa ter uma holding?

Uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem quando buscam informações sobre holdings é sobre o custo dessa estratégia, e por isso elaboramos esse artigo para te ajudar!

A primeira coisa que você precisa entender sobre os custos que você terá na constituição de uma holding é que eles vão depender muito das finalidades pelas quais você vai utilizar essa estratégia.

Como já explicado em um artigo anterior, que você pode ler clicando aqui, as holdings possuem três finalidades principais: proteção patrimonial, economia tributária e planejamento sucessório.

Com isso, se você estiver buscando uma holding para englobar essas três finalidades, o valor pode ser maior do que se estiver buscando só para uma, isso porque, em alguns casos, é necessário a constituição de mais de uma holding, principalmente quando empresas são parte do patrimônio, a fim de que se tenha a proteção patrimonial da empresa em uma, e a do patrimônio particular dos sócios em outra.

Um outro ponto que pode gerar mais custos é quando a holding é constituída com finalidade de economia tributária em operações imobiliárias, por exemplo, pois há também o custo da transferência destes imóveis para dentro da holding. Mas nesse caso específico os gastos acabam sendo compensados, já que haverá uma diminuição considerável no pagamento de impostos dessa operação imobiliária, se você quiser saber mais sobre como pode ter economia tributária nas suas locações ou vendas de imóveis, clique aqui para ler um artigo completo. Vale destacar que é importante realizar um estudo econômico prévio para analisar o tempo de compensação. 

Bom, mas de maneira geral, quais são os gastos que você vai ter para constituir uma holding? Nós vamos listar aqui para você para que fique mais fácil: 

Honorários advocatícios para a execução do trabalho, cujo valor vai depender do tamanho do trabalho que será desempenhado, como a quantidade de holdings serão necessárias, quais as finalidades, em qual modalidade será constituída, se como sociedade anônima ou limitada (que varia de acordo com as finalidades), o que precisa ser feito além da constituição, como um planejamento sucessório ou tributário, por exemplo, o número de imóveis a serem transferidos se existirem, etc.

Contabilidade mensal destas empresas, que irá variar de acordo com o escritório ou o profissional. 

Taxas administrativas de Junta comercial, que são valores que giram em  torno de R$ 500,00, e podem variar de acordo com o UF e também com a natureza da empresa;

Registro de Imóveis: para transferência dos imóveis para a holding, que giram em torno de 0,5% do valor dos imóveis se for o caso;

ITBI: Em alguns casos é necessário o recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI, que pode variar entre 2 a 3% do valor dos imóveis, de acordo com a lei municipal;

Caso a modalidade de constituição seja em Sociedade Anônima, também há o gasto da publicação em editais das atas, que atualmente podem ser realizados de forma eletrônica. 

Portanto, se você está pensando em constituir uma holding, estes são os custos gerais que você terá.

Mas o importante é: não veja como custo, mas sim como um investimento, pois independente da finalidade que você esteja procurando, todos estes valores serão compensados, seja na economia tributária nos imóveis,  no planejamento sucessório, porque você não terá os enormes gastos que um inventário gera, por exemplo, e até mesmo na proteção do seu patrimônio, já que a holding como uma medida de prevenção, minimiza os riscos de você perder tudo que construiu. 

Caso você ainda esteja em dúvida se a holding é a solução ideal para você, entre em contato para que possamos analisar o seu caso com mais detalhes!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale conosco!

Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Assita ao Webinário feito pelo Advogado Raul Bergesch, especialista em proteção patrimonial.

Assistir

Fale Conosco.

Tem alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco!

51 3039 3500

contato@ber.adv.br