Você está de acordo com a ética empresarial?

A sua empresa está de acordo com a "Ética empresarial"? Se você tem dúvidas sobre esse assunto, acesse o nosso conteúdo exclusivo sobre isso e descubra se sua empresa está em conformidade com o mercado.

Entre tantas preocupações dos empresários com seus negócios, existe uma questão que, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado, que é a ética empresarial.

Apesar de parecer algo bem particular da empresa, na verdade, a ética empresarial reflete em várias áreas do negócio, até mesmo em questões criminais, por exemplo.

Pois é, realizar manobras tributárias ilícitas, por exemplo, é uma forma de falta de ética da empresa, mas que também é considerada crime.

Esse assunto é bem interessante e infelizmente, pouco debatido, portanto, resolvemos abordar ele com você hoje, a fim de ajudar mais empresários a terem cuidado com a ética empresarial no dia a dia.

Então, no conteúdo de hoje vamos ver:

  • O que é ética empresarial;
  • Ética empresarial dos colaboradores;
  • Ética empresarial da liderança;
  • Porque a ética empresarial é importante para o seu negócio;
  • Conheça nosso trabalho de assessoria jurídica empresarial.

O que é ética empresarial

Você sabe o que é Ética Empresarial? Se ainda não sabe, acesse nosso conteúdo sobre esse assunto que está em alta no mundo dos negócios.

Em primeiro lugar, vamos começar esse conteúdo explicando o que é a ética empresarial, já que são poucos os empresários que sabem a definição sobre isso.

Nesse sentido, a ética empresarial é entendida como um conjunto de ações e valores que a empresa e as pessoas nela envolvidas precisam seguir para ter uma boa atuação.

Na verdade, mais do que uma boa atuação, é ter respeito pelo mercado e pela concorrência, bem como evitar riscos que as más condutas podem trazer para a empresa.

Atualmente, a ética empresarial também pode ser vista através das boas práticas de ESG.

ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance, que em português significa Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa.

Hoje em dia a aplicação desse conceito é muito importante para empresas que querem ter um alto reconhecimento de mercado e um desenvolvimento seguro.

Isso porque, todas essas práticas buscam fazer com que as empresas ao longo dos anos contribuam de forma mais real em suas comunidades, não se importando apenas com a operação.

Ética empresarial dos colaboradores

Ética empresarial é assunto sério para nós do Bergesch Martin e por isso escrevemos esse conteúdo tão relevante, tanto para os nossos clientes, quanto para você que está chegando agora no nosso blog.

Agora que você entendeu o conceito principal da ética empresarial, é bom que você entenda que isso se constrói com a participação de duas figuras: os colaboradores e a liderança.

Se você é empresário, sabe que empresa nenhuma cresce sozinha, é preciso que uma equipe esteja todos os dias empenhada em fazer o negócio dar certo.

Então, por terem esse papel tão essencial, é que os colaboradores precisam também saber dos seus deveres com a ética.

Diversas empresas já foram prejudicadas por atitudes de colaboradores, seja de forma interna ou externa.

Imagine um colaborador que está todos os dias falando mal dos seus líderes para outros colaboradores ou cometendo alguma atitude ilícita durante o trabalho, ou ainda, vazando informações da empresa.

Apesar de parecer algo que somente ele seria responsabilizado, na verdade, a empresa tem, sim, responsabilidade por tudo isso.

Assim, é necessário que as empresas tenham atenção com os seus colaboradores no dia-a-dia.

Por isso, a empresa deve orientar e conscientizar a terem condutas alinhadas de forma ética, para não prejudicarem a empresa e nem a carreira profissional deles.

Criar um código de conduta, por exemplo, é uma ótima estratégia para isso.

Inclusive, esse pode ser um trabalho de proteção trabalhista e nós já falamos sobre isso em outro conteúdo, sobre, Blindagem Trabalhista: Como evitar ações na justiça do trabalho.

Ética empresarial da liderança

Em segundo lugar, outro papel importante no cumprimento da ética empresarial é o dos cargos de liderança.

Para esses cargos, você deve escolher pessoas que são capazes de dar o exemplo do cumprimento das regras da empresa e da ética profissional.

Afinal, toda a empresa olha para a liderança de uma empresa, como forma de inspiração e exemplo.

Então, profissionais nestes cargos precisam de forma constante estarem com suas condutas dentro dos padrões éticos estabelecidos pela empresa. 

Assim como colaboradores podem ser capazes de trazer prejuízos ao negócio com seus comportamentos, isso pode ser ainda pior quando o erro é de alguma liderança da empresa.

Ter o compliance muito bem introduzido dentro da empresa, além de um trabalho preventivo de proteção trabalhista, é também uma ótima solução para essa questão. 

Porque a ética empresarial é importante para o seu negócio

A ética empresarial é, sim, fundamental para que as empresas se desenvolvam de maneira segura, tanto de forma interna quanto externa.

De acordo com o que você viu antes, tanto as ações de colaboradores, quanto de cargos de liderança, implicam diretamente no negócio.

Ou seja, condutas anti-éticas de qualquer um dos lados pode, sim, trazer grandes problemas e prejuízos ao negócio.

Portanto, é muito importante que as empresas se preocupem com essa questão dentro da sua operação, para não acabarem sofrendo prejuízos no futuro.

Conheça nosso trabalho de assessoria jurídica empresarial 

Se você ainda não conhece nosso trabalho de assessoria jurídica mensal, você precisa ler esse conteúdo exclusivo aqui no blog.

Esse foi mais um conteúdo exclusivo aqui do nosso escritório, Bergesch e Martin Advogados.

E antes de você ir embora, deixa a gente contar um pouco mais sobre como podemos ajudar a sua empresa.

Nosso escritório é especializado em assessoria jurídica para empresas.

Portanto, temos uma atuação full service para o seu negócio estar seguro desde a concepção.

Na nossa equipe contamos com profissionais de todas as áreas do Direito, e nossos serviços de referência na área jurídica são:

  • Proteção patrimonial, seja com uso de holdings ou offshores;
  • Planejamento sucessório;
  • Elaboração de contratos;
  • Negociações de empresas;
  • Resolução de conflitos societários;
  • Planejamento tributário e recuperação de crédito;
  • Entre outros.

Então, se você precisa de apoio jurídico para sua empresa, entre em contato com a gente através do chat disponível aqui no site.

Bergesch Martin Advogados

Sabia que aqui você encontra os melhores conteúdos jurídicos do mercado?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

Fale conosco!

Ficou com alguma dúvida? Através do botão flutuante, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Referência em Direito Societário e Empresarial.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

Informações de contato
Informações do patrimônio