Muitos clientes têm nos procurado relatando que estão recebendo ligações com ameaças da perda da marca que utilizam em seu negócio, originadas de empresas que fazem o trabalho de registro de marcas no INPI.
Não se preocupe com isso! É apenas uma estratégia de marketing para que você adquira um serviço de forma emergencial, sem tempo para pensar no assunto.
Destacamos que é muito importante encaminhar a sua marca comercial (ou nome fantasia) para registro. Por este motivo, trazemos aqui três motivos para encaminhar o registro de marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, pois, como se sabe, a marca de uma empresa também compõe o seu patrimônio. É ela que liga o cliente ao produto ou serviço fornecido, sendo de suma importância o seu registro no mundo dos negócios.
- EXCLUSIVIDADE DO USO
O registro de marca junto ao INPI garante ao titular o uso exclusivo da marca em todo território nacional, ou seja, outras empresas não poderão utilizar a marca registrada no mesmo ramo de atividade, situação que alcança inclusive possíveis marcas semelhantes àquela registrada. Com o registro, sua marca fica protegida de concorrentes copiadores e de uma possível perda dos direitos de uso, caso alguém registre a marca antes que você.
- INDIVIDUALIZAÇÃO
O produto ou serviço que tem sua marca registrada se torna único e com o passar do tempo passa a ser reconhecido pela marca, o que acaba por criar uma identidade junto ao destinatário final, que poderá resultar em grande valorização.
- POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO
Com o registro da marca, o titular poderá expandir o negócio em outros municípios e estados, seja através de franquias, seja através de filiais.
Por esses motivos, o registro da marca é um investimento que deve ser feito por todo empresário, pois, com a marca registrada, você ficará protegido e seguro de que apenas a sua empresa possa utilizá-la.
Escrito por:
Caroline Almeida, advogada, atuante na área de Direito de Propriedade Intelectual, no escritório Raul Bergesch Advogados. Caroline está no Instagram como @carolalmeida.adv.