Você é um infoprodutor e quer ter segurança na hora dos seus lançamentos? Maravilha, você está no lugar certo, pois vamos falar sobre contrato de lançamento de infoprodutos.
Tempo estimado de leitura: 11 minutos
Desde o início da pandemia o mercado dos produtos digitais, também conhecido como infoprodutos cresceu muito, em especial na área da educação.
Ou seja, diversas pessoas entraram no mercado com cursos para serem oferecidos de forma online, sobre os mais variados temas.
No entanto, é muito comum que pessoas do mercado digital não tenham tanta preocupação com a parte jurídica do negócio.
Contudo, isso não é um erro, apenas uma falta de conhecimento sobre como melhor fazer isso.
Portanto, considerando a nossa experiência no atendimento de players do mercado digital, resolvemos te ajudar com isso.
Então, se você é um infoprodutor, seja coprodutor ou expert, e quer saber como fazer um contrato de lançamento de infoprodutos, leia o nosso conteúdo.
Nesse artigo você vai encontrar:
- O que é um infoproduto;
- O que é lançamento;
- Quem são as partes de um contrato de lançamento de infoprodutos;
- Porque é importante ter um contrato de lançamento de infoprodutos;
- Quais são as principais cláusulas de um contrato de lançamento de infoprodutos;
- Deveres e obrigações;
- Investimento;
- Acesso das plataformas;
- Participação nos lucros;
- Rescisão;
- Propriedade intelectual;
- Confidencialidade;
- Uso de imagem;
- Exclusividade;
- Não concorrência;
- Não aliciamento.
Pronto para saber de uma vez por todas como fazer um contrato de lançamento de infoprodutos?
Vamos lá.
O que é um infoproduto
Antes de mais nada, você sabe o que é um infoproduto? Caso você não saiba, a gente te explica.
Um infoprodutos nada mais é do que um produto ou serviço vendido de forma digital.
Atualmente, existem uma série de infoprodutos à venda, em especial cursos online sobre diferentes assuntos.
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O que é lançamento
Seguindo na explicação de alguns conceitos sobre o contrato de lançamento de infoprodutos, vamos te explicar agora sobre o lançamento.
Nesse sentido, o lançamento é justamente colocar esse produto digital à venda.
Normalmente, ele tem esse nome porque existe um dia específico em que esse produto é lançado no mercado.
Ou seja, é feito todo um aquecimento do público, para fazer essa estreia no mercado.
Por isso é que leva o nome de lançamento.
Quem são as partes de um contrato de lançamento de infoprodutos
Também é importante que você saiba quem são as partes principais de um contrato de lançamento de infoprodutos.
Então, podemos te dizer que são duas: o coprodutor e o expert.
Coprodutos, geralmente, é a pessoa que fica responsável por toda a parte operacional do projeto.
Ou seja, é ele que desenvolve as estratégias de marketing, que coordena a equipe, as campanhas de anúncios. Enfim, tudo que seja necessário para que o infoprodutos seja lançado e funcione.
Já o expert, por sua vez, é a pessoa responsável por ser a cara daquele projeto e desenvolver o conteúdo.
Digamos, por exemplo, que você esteja vendendo um curso de desenvolvimento pessoal de um coach famoso.
O coach seria o expert e você, se auxiliasse no projeto, poderia ser o coprodutor.
Porque é importante ter um contrato de lançamento de infoprodutos
Assim como qualquer relação de negócios, um contrato de lançamento de infoprodutos busca formalizar e proteger essa relação.
Dessa forma, o contrato de lançamento de infoprodutos cria mecanismos de proteção daquela relação, para evitar problemas futuros.
É nesse contrato que será definido como tudo deverá acontecer, é uma maneira de prevenir riscos nessa relação, que possam acabar com ela.
Sem um contrato você fica desprotegido de qualquer coisa que aconteça e não poderá reclamar.
Quais são as principais cláusulas de um contrato de lançamento de infoprodutos
Quando falamos em contratos, em especial em um contrato de lançamento de infoprodutos, existem uma série de cláusulas que devem ser observadas. Todas essas cláusulas buscam trazer ainda mais segurança para a relação de negócios que está sendo feito.
Além disso, o mercado digital possui algumas particularidades, que devem ser previstas em contrato, a fim de evitar problemas no futuro.
Portanto, nós indicamos as seguintes cláusulas como as principais em um contrato de lançamento de infoprodutos:
- Deveres e obrigações;
- Investimento;
- Acesso das plataformas;
- Participação nos lucros;
- Rescisão;
- Propriedade intelectual;
- Confidencialidade;
- Uso de imagem;
- Exclusividade;
- Não concorrência;
- Não aliciamento.
Vamos analisar agora mesmo os detalhes de cada uma dessas.
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1. Deveres e obrigações no contrato de lançamento de infoprodutos
Em primeiro lugar, não poderia ser diferente.
Um contrato de lançamento de infoprodutos é feito por duas partes, como você viu antes.
Então, considerando que é um contrato entre duas partes, é essencial que sejam descritos os deveres e obrigações de cada um.
Ou seja, quem fará cada tarefa dentro do projeto.
De maneira geral, por exemplo, o expert é responsável pelo conteúdo e pela entrega deste. Ao passo que o coprodutor faz todo o background para que isso funcione, como o marketing.
Dessa forma, é muito importante que esteja descrito em contrato qual é a tarefa de cada uma das partes, para evitar conflitos.
2. Investimento
Em segundo lugar temos uma peculiaridade que é bem específica do mercado digital, que é o investimento.
Normalmente esse investimento é voltado para questões de tráfego pago, ou seja, anúncios.
Porém, além disso, também pode haver gastos com equipe, materiais, eventos etc.
Então, é necessário que seja descrito no contrato como será essa divisão dos investimentos.
Às vezes uma parte pode investir menos, mas em contrapartida também recebe menos.
Por isso é importante que isso esteja esclarecido no contrato de lançamento de infoprodutos.
3. Acesso das plataformas no contrato de lançamento de infoprodutos
Em terceiro lugar, outro ponto que também é específico de um contrato de lançamento de infoprodutos é acesso das plataformas.
Nesse sentido, é importante que seja determinado quem terá acesso às plataformas de pagamento, como a Hotmart, por exemplo.
Além disso, os acessos às redes sociais também precisam ser definido em contrato.
4. Participação nos lucros
Em quarto lugar, uma das cláusulas mais importantes do contrato de lançamento de infoprodutos, que é a da participação nos lucros.
Com certeza é fundamental que o contrato estabeleça quanto cada uma das partes vai ganhar com os resultados.
Podem haver percentuais diferentes, que dependem da combinação das próprias partes.
Porém, é algo muito importante para não estar registrado em contrato.
Até porque é nesse ponto que costumam aparecer mais problemas depois.
5. Rescisão
Em quinto lugar, uma cláusula que é essencial para qualquer tipo de contrato é sobre a rescisão.
Afinal, é importante que sejam previstas as hipóteses em que aquele contrato pode ser finalizado quando haver interesse.
Além disso, também é importante para definir as penalidades caso alguma das partes descumpra o que foi combinado.
Essa é uma cláusula que precisa ser muito bem redigida, com a proteção às partes.
6. Propriedade intelectual
Em sexto lugar, a propriedade intelectual também precisa estar nesse contrato de lançamento de infoprodutos.
Afinal, de quem é aquilo tudo que está sendo desenvolvido? É do coprodutor ou do expert?
Pois é, esse é um ponto bem delicado, ainda mais quando pensamos sobre isso caso o contrato venha a ser rescindido.
Então, o ideal é que se defina de quem é a propriedade intelectual do projeto que está sendo feito.
7. Confidencialidade
Em sétimo lugar; uma cláusula bem importante, que é a da confidencialidade.
Você não vai querer que o seu parceiro de negócios saia por aí espalhando as suas estratégias, não é mesmo?
Então, para evitar que isso aconteça, o ideal é que haja uma cláusula de confidencialidade no contrato de lançamento de infoprodutos.
Mais do que isso, é preciso que seja prevista uma multa para casos de descumprimento dessa confidencialidade.
8. Uso de imagem
Em oitavo lugar; temos a cláusula de uso de imagem.
Como nos lançamentos é muito comum que haja a exposição do expert, é preciso que haja autorização dele para o uso de imagem.
Isso porque o uso de imagem é pessoal, portanto, a pessoa precisar dar a sua autorização para isso.
Imagine você elaborar todo o projeto por trás, como coprodutor, para chegar no final e o expert não te permitir usar imagem dele.
Portanto, fique atento a isso também.
9. Exclusividade
Em nono lugar, outro ponto que acreditamos ser interessante ter um contrato de lançamento de infoprodutos é a exclusividade.
Como você sabe, em um lançamento são feitas diversas estratégias, em especial de marketing.
Então imagine se o coprodutor ou expert as compartilhe com outros profissionais, em uma área similar. Bem ruim, não é mesmo?
Pois é, por isso é que o ideal é que você já coloque em contrato que as partes possuem exclusividade uma com a outra.
10. Não concorrência
Em décimo lugar, temos a não concorrência, uma cláusula que vai de encontro com a que citamos antes.
Isso porque a não concorrência também busca evitar que as partes concorram entre si.
Ou seja, alguma delas trabalhar em um mesmo projeto, do mesmo nicho.
No mercado digital existe muita concorrência mesmo, por isso é que é importante que você preveja penalidade em contrato para evitar isso.
Portanto, se eventualmente uma das partes começar a concorrer com a outra, o contrato poderia ser rescindido, por exemplo. Inclusive, com pagamento de multa por isso.
11. Não aliciamento no contrato de lançamento de infoprodutos
Por fim, uma cláusula que também indicamos que tenha no seu contrato é a de não aliciamento.
O não aliciamento busca evitar que alguma das partes, em caso de saída, busque para si funcionários ou clientes do projeto.
Então, digamos que o contrato foi rescindido e a parte que deu causa quer levar toda a base de clientes.
Com essa cláusula isso seria proibido, podendo ser prevista uma multa para caso de descumprimento.
Enfim, essas são apenas algumas das cláusulas que indicamos que tenha no seu contrato.
Na verdade, na prática, tudo vai depender da relação de negócios que você está desenvolvendo com esse lançamento.
Dessa forma, recomendamos muito que você busque a orientação profissional de um advogado para elaborar esse contrato.
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Concluindo
Confiamos que depois desse artigo você vai investir em um bom contrato de lançamento de infoprodutos. Afinal, como você viu, ele é muito importante para a segurança do negócio.
Ainda, se você quiser fazer esse contrato de uma maneira mais segura, nós podemos te ajudar.
Como já falamos no artigo, nós já trabalhamos diversas vezes com profissionais do mercado digital. Sempre buscando auxiliar na segurança jurídica de lançamentos e da relação entre as partes.
Portanto, se você tiver interesse no nosso serviço de elaboração de contrato de lançamento de infoprodutos, é só entrar em contato aqui pelo site.
Um dos nossos advogados especialistas irá te atender e mostrar qual a melhor solução para o seu caso.
Então, conte conosco para proteger a sua relação comercial no mercado digital.
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