Certamente, se você é empresário em algum momento nessa longa jornada do empreender, já passou pela sua cabeça a questão da estruturação patrimonial, não é mesmo?
Isso porque, é muito comum que ao longo do tempo o empresário construa patrimônio, tanto pessoal quanto profissional, e precisa organizar isso de alguma forma e de preferência de forma inteligente.
No entanto, apesar de ser um assunto bem importante, não é sempre que você encontra conteúdos de valor sobre esse tema por aí.
Então, para ajudar você com isso, nós preparamos esse texto completo sobre estruturação patrimonial para empresas.
Portanto, ao ler o conteúdo de hoje você vai entender:
- Porque é importante ter uma estruturação patrimonial;
- Quais os benefícios dessa estruturação;
- De quais formas a estruturação patrimonial pode ser feita;
- Como a gente ajuda você a ter um patrimônio mais seguro.
Preparado para saber tudo sobre esse tema? Vamos começar o conteúdo agora mesmo!
Porque é importante ter uma estruturação patrimonial
Atualmente, ter um patrimônio é estar em constante preocupação sobre ele estar protegido ou não. Afinal de contas, vivemos em um país bastante instável em vários aspectos, como:
- Político;
- Econômico;
- Jurídico.
Ou seja, dependendo da situação, em pouco tempo você pode perder tudo que construiu até aqui.
Esse sentimento de risco se intensificou bastante no final do ano passado, com a troca de governo, e com as tratativas iniciais sobre as medidas que serão tomadas ainda dentro deste mandato.
Dessa forma, mais do que nunca, é importante que aqueles que tenham algum tipo de patrimônio tomem as medidas necessárias para protegê-lo.
Ainda, sobre esse ponto, podemos dividir esse patrimônio de duas formas: pessoal e profissional.
Patrimônio pessoal
Em primeiro lugar, vamos falar sobre o patrimônio pessoal.
Digamos que você seja empresário e teve um crescimento não só na sua empresa, mas também nos seus bens particulares, afinal, sua empresa está indo muito bem.
Ou seja, você conseguiu construir um patrimônio relevante que, apesar de ser particular, também rende frutos, como imóveis locados, por exemplo.
Na verdade, isso acontece com a maioria dos empresários, pois acabam ao longo do tempo investindo em outras atividades separadas do negócio principal. Assim, com isso, adquirem um patrimônio significativo e que também precisa de proteção.
Patrimônio profissional
Em segundo lugar, também damos luz ao conceito do patrimônio profissional, que é aquele que engloba a atividade econômica principal do empresário.
Como, por exemplo, imóveis que abrigam sedes de empresas, veículos que compõem a frota do negócio ou máquinas.
Certamente, assim como o patrimônio pessoal, o profissional também deve estar protegido, ainda mais quando envolve, na maioria das vezes, o funcionamento da operação da empresa.
Portanto, como você pode ver, a estruturação patrimonial é super importante para que ambos fiquem seguros e livres de problemas no futuro.
Portanto, agora, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios desse trabalho de estruturação patrimonial, o qual fazemos aqui no escritório para os nossos clientes também.
Quais os benefícios dessa estruturação
Se você já acompanha nosso blog há mais tempo, já deve ter visto por aqui vários conteúdos falando sobre a importância de proteger o patrimônio e os benefícios disso.
Alguns artigos com esse conteúdo mais aprofundado são Para que serve uma Holding de Proteção Patrimonial e Proteja seu patrimônio do risco Brasil hoje mesmo.
No entanto, se essa for a sua primeira visita, continue acompanhando esse conteúdo para entender melhor.
Proteção
Com certeza, o benefício principal de uma estruturação patrimonial é a proteção e segurança que ela traz ao patrimônio.
Como você verá até o final do artigo, a estruturação é sempre feita de uma maneira que consiga blindar o patrimônio de problemas que poderiam comprometer ele, como:
- Bloqueios judiciais;
- Penhoras;
- Indisponibilidade de bens.
E não, proteger seu patrimonio não é crime. Inclusive, falamos mais sobre isso no conteúdo Blindagem Patrimonial é Crime? Confira esse texto para entender o porquê desta ser uma estratégia legal.
Segregação patrimonial
Em segundo lugar, outro ponto interessante é que a estruturação traz algo muito importante: a segregação entre o que é patrimônio pessoal x profissional.
Isso porque, em alguns casos, o patrimônio pessoal do sócio, por exemplo, acaba sendo comprometido por um problema da empresa.
No entanto, se você fez a estruturação correta, não vai ter que se preocupar com isso.
Planejamento sucessório
Em terceiro lugar, uma estruturação patrimonial também permite que seja feito um planejamento sucessório.
Ou seja, definir já em vida como será feita a transmissão daqueles bens para quando o responsável principal vier a faltar.
Esse benefício é ótimo porque evita que no futuro seja necessário o inventário, que é um processo bem custoso e desgastante.
Já falamos sobre esse assunto em um outro conteúdo aqui do blog, leia O que é planejamento sucessório com holdings para saber mais.
Economia tributária
Por fim, um dos melhores benefícios que podemos ter com esse trabalho, é a economia tributária, em especial nos casos de aluguel ou compra e venda de imóveis.
Na maioria das vezes, quando esses imóveis fazem parte do patrimônio pessoal, é comum que a operação seja feita na pessoa física.
Contudo, a alíquota de imposto aplicada é bem maior do que na pessoa jurídica, por exemplo.
Então, com a estruturação patrimonial é possível, ainda, conseguir uma economia tributária siginificante para você.
Você também pode se interessar por:
- Planejamento sucessório e reforma tributária: A necessidade de se antecipar ao ano de 2025
- Governança Familiar e Planejamento Sucessório em Empresas Familiares para Garantir Sucessão e Longevidade
- Qual a diferença entre porte da empresa, tipo societário e regime tributário?
De quais formas a estruturação patrimonial pode ser feita
Bom, agora que você já entendeu o principal ponto, que é sobre a importância da estruturação patrimonial, vamos falar sobre como fazê-la.
Atualmente, temos duas principais formas:
- Holding;
- Offshores.
Holding
Hoje em dia, a holding com certeza vem dominando quando o assunto é proteção patrimonial e estruturação.
Apesar desse nome diferente, a holding nada mais é do que uma empresa, assim como qualquer outra, mas que aqui tem como objetivo a organização patrimonial e a proteção.
Lembra que antes falamos sobre patrimônio pessoal x profissional?
Pois é, com a holding podemos criar estruturas para ambos os patrimônios.
Em uma holding, portanto, podemos proteger tudo que o empresário construiu na sua vida particular, para evitar que ele tenha problemas nesses bens.
E, em outra, garantir a proteção do patrimônio que faz parte da atividade empresarial que é exercida.
Ainda, na constituição dessas empresas serão criadas regras para que elas cumpram com sua função.
Offshore
De acordo com o que já falamos antes, estamos vivendo um momento de bastante insegurança no nosso país.
Então, cada vez mais os empresários estão procurando formas de proteger seus patrimônios fora do Brasil.
Sim, isso é possível, através das offshores!
As offshores são empresas criadas em outros países, normalmente paraísos fiscais, que levam esse nome em razão dos benefícios tributários que concedem para quem investe dinheiro neste país.
Dessa forma, o patrimônio é colocado nessa empresa, que fica protegida em outros países que não enfrentam os riscos do Brasil.
É uma estruturação super interessante, mas que precisa ser feita por quem realmente entende, para que você não tenha problemas no futuro.
Assim como outros assuntos, também temos um conteúdo completo sobre Offshore aqui no blog, vale muito a pena a leitura.
Como a gente ajuda você a ter um patrimônio mais seguro
Muito mais do que ter uma estruturação patrimonial, é importante que você entenda se isso realmente faz sentido para você.
Isso porque, de nada adianta você criar toda essa estratégia se ela não trazer benefícios nenhum.
Portanto, antes de começar qualquer trabalho nesse sentido, o mais indicado é que você procure profissionais experientes no assunto para evitar problemas no futuro.
Nesse sentido, se é isso que você está procurando no momento, nós podemos ajudar!
Nosso escritório é referência na criação de estruturas para proteção patrimonial, tanto aqui no Brasil quanto no exterior.
Assim, para entregar a você esse serviço completo, nós desenvolvemos um método único e exclusivo para o desenvolvimento deste trabalho com os nossos clientes.
Diagnóstico
Em primeiro lugar, iremos fazer uma análise completa sobre todos os aspectos do seu patrimônio, da sua empresa e também da sua estrutura familiar.
Essa primeira parte é o que chamamos de diagnóstico.
Isso tudo inicia através de uma reunião, na qual colhemos alguns dados importantes para esse estudo de caso.
A partir disso nosso time de especialistas irá fazer o diagnóstico completo sobre o seu caso.
Posteriormente, esse diagnóstico é apresentado para você, com as melhores soluções encontradas, para que você entenda o que faz sentido e como será feito.
Plano de ação
Optando por fechar o trabalho com a gente, você receberá um plano de ação que poderá ser acompanhado em tempo real para verificar o andamento do trabalho.
Ou seja, você sempre estará atualizado de como está o desenvolvimento da sua estruturação patrimonial, pelo nosso time de especialistas!
Além disso, é importante dizer que nosso escritório é full service, portanto, conta com profissionais experientes em todas as áreas necessárias para a execução deste e de outros trabalhos.
E aí, gostou e está interessado em conversar conosco?
Marque agora mesmo uma reunião com um dos nossos advogados especializados, através do chat aqui no nosso site.
Bergesch Martin Advogados
Você também pode ler outros conteúdos de alta relevância aqui no nosso blog:
- Planejamento sucessório e reforma tributária: A necessidade de se antecipar ao ano de 2025
- Governança Familiar e Planejamento Sucessório em Empresas Familiares para Garantir Sucessão e Longevidade
- Qual a diferença entre porte da empresa, tipo societário e regime tributário?
- Entenda como a Ação Revisional de Juros pode reduzir suas dívidas empresariais – Facebook
- Entenda como a Ação Revisional de Juros pode reduzir suas dívidas empresariais – Google