O marketing jurídico se tornou uma área muito importante dentro do Direito, em especial para aqueles advogados empreendedores.
Um ditado antigo já diz que propaganda é a alma do negócio, mas no Direito, por um bom tempo, isso foi visto com maus olhos.
Isso porque a Ordem Nacional dos Advogados tinha uma série de restrições sobre a publicidade para advogados.
Contudo, com a evolução da tecnologia e também da necessidade dos advogados poderem divulgar seus serviços, foram feitas algumas mudanças nesse sentido.
Como aqui no escritório somos grandes adeptos e incentivadores do Marketing Jurídico, preparamos esse conteúdo para ajudar todos os advogados a dominarem essa área.
Portanto, hoje a nossa conversa vai ser sobre:
- O que é Marketing Jurídico;
- Ética no Marketing;
- Regras e implicações do marketing jurídico;
- Tendências do Marketing Jurídico;
- Estratégia digital para escritórios;
- Marketing de conteúdo;
- Eventos jurídicos;
- Produtos digitais;
- Como gerir resultados de marketing.
Esse conteúdo pode ajudar outros colegas que estão precisando de uma ajuda para empreender, então já compartilha com quem pode aproveitar.
O que é Marketing Jurídico
Em primeiro lugar, vamos entender o que é esse tal do marketing jurídico.
De maneira geral, o marketing é o setor responsável pela divulgação dos serviços ou produtos de uma empresa, através de diferentes estratégias de publicidade.
Então, o marketing jurídico é aquele com estratégias específicas para a área do Direito.
Como falamos antes, existem algumas vedações impostas pela OAB para a propaganda feita por advogados ou escritório de advocacia.
Portanto, para respeitar tudo isso as estratégias precisam ser diferentes.
Ainda, o marketing jurídico é muito voltado para a informação do cliente e divulgação dos serviços prestados.
Por fim, de acordo com a OAB, através do Provimento n.º 205/2021, o conceito de marketing jurídico é o seguinte:
Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos:
I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;
II – Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;
Ética no Marketing
Conforme acabamos de falar, o marketing jurídico possui, atualmente, previsão pela própria Ordem dos Advogados.
Nesse sentido, a ética do marketing jurídico, ou seja, executar ele de acordo com as normativas da OAB.
Sobre esse assunto, o Código de Ética da OAB diz o seguinte:
Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Portanto, não há vedação ao marketing jurídico de forma nenhuma, mas é preciso respeitar alguns limites.
Regras e implicações do marketing jurídico
Como o marketing jurídico se desenvolveu depois da publicação do Código de Ética da OAB, foi necessário um provimento específico para ditar as regras sobre isso.
Então, para isso foi criado o Provimento 205 em 2021.
De acordo com esse provimento, é possível realizar o marketing jurídico, desde que observadas algumas condições, como:
Art. 3º A publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão, sendo vedadas as seguintes condutas:
I – referência, direta ou indireta, a valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos e reduções de preços como forma de captação de clientes;
II – divulgação de informações que possam induzir a erro ou causar dano a clientes, a outros(as) advogados(as) ou à sociedade;
III – anúncio de especialidades para as quais não possua título certificado ou notória especialização, nos termos do parágrafo único do art. 3º-A do Estatuto da Advocacia;
IV – utilização de orações ou expressões persuasivas, de autoengrandecimento ou de comparação;
V – distribuição de brindes, cartões de visita, material impresso e digital, apresentações dos serviços ou afins de maneira indiscriminada em locais públicos, presenciais ou virtuais, salvo em eventos de interesse jurídico.
§ 1º Entende-se por publicidade profissional sóbria, discreta e informativa a divulgação que, sem ostentação, torna público o perfil profissional e as informações atinentes ao exercício profissional, conforme estabelecido pelo § 1º, do art. 44, do Código de Ética e Disciplina, sem incitar diretamente ao litígio judicial, administrativo ou à contratação de serviços, sendo vedada a promoção pessoal.
§ 2º Os consultores e as sociedades de consultores em direito estrangeiro devidamente autorizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Provimento n. 91/2000, somente poderão realizar o marketing jurídico com relação às suas atividades de consultoria em direito estrangeiro correspondente ao país ou Estado de origem do profissional interessado. Para esse fim, nas peças de caráter publicitário a sociedade acrescentará obrigatoriamente ao nome ou razão social que internacionalmente adote a expressão “Consultores em direito estrangeiro” (art. 4º do Provimento 91/2000).
Assim, sempre que você for realizar qualquer estratégia de marketing jurídico, é importante verificar se ela infringe alguma dessas normas.
Na prática, o ideal é que você tenha um apoio especializado em marketing jurídico, hoje em dia existem diversas empresas especialistas nisso.
Isso porque além de fazer o controle dessas vedações, essa empresa também apresentará a você as tendências do marketing jurídico.
Tendências do Marketing Jurídico
Nós não somos uma agência de marketing, mas conhecemos muito das tendências desse mercado para a área jurídica.
Então, para nós a maior tendência dentro da área é, de fato, a produção de conteúdo.
Trabalhar com Direito é todos os dias encontrar formas de compartilhar seu conhecimento, para fazer com que os clientes ouçam você.
Vemos que muitas pessoas têm problemas que sequer sabem que possuem solução.
Portanto, cabe a você fazer essa solução chegar até ela.
Ainda, o conteúdo pode ser compartilhado de diferentes formas. Vamos falar mais sobre isso abaixo.
Estratégia digital para escritórios
Atualmente, todos os advogados precisam entender que a forma de fazer a publicidade mudou muito de como era antigamente. Vivemos a era digital e você precisa saber surfar essa onda.
Portanto, o foco das suas estratégias precisam ser as digitais.
Nesse sentido, nós entendemos que existem 3 estratégias principais para isso:
- Marketing de conteúdo;
- Eventos jurídicos;
- Produtos digitais.
Abaixo você confere mais detalhes sobre cada uma.
Marketing de conteúdo
Em primeiro lugar, certamente é o marketing de conteúdo. Não há nada melhor para o advogado do que produzir conteúdo para o cliente que quer atingir.
É esse conteúdo que vai fazer a pessoa se conscientizar do problema que ela tem e da solução que você oferece.
Para isso, o conteúdo deve ser de fácil compreensão, sem juridiquês, tentando falar ao máximo a linguagem daquele público alvo.
Ainda, saiba compartilhar conteúdos em diferentes formatos, como carrosséis, textos em blogs, vídeos, ou até mesmo em uma caixinha de perguntas.
O importante é estar sempre ativo produzindo conteúdo.
Eventos jurídicos
Em segundo lugar, outro formato de também trazer audiência para sua advocacia é através de eventos jurídicos.
Aqui pode ser tanto focado para clientes, como para outros advogados, com o objetivo de aumentar seu networking.
Os eventos focados para clientes podem ser lives sobre um assunto específico, por exemplo, no qual você vai trazer um debate sobre o assunto.
Participar de palestras em outras empresas e órgãos também é importante.
Já com outros advogados, você pode atrair diversas parcerias com esse networking que muitos acabam esquecendo de fazer.
Inclusive, se você quiser saber mais sobre, confira o Instagram do nosso CEO Raul Bergesch, que é especialista em marketing digital e jurídico para advogados.
Certamente você vai encontrar ótimos direcionamentos por lá.
Produtos digitais
Por fim, uma estratégia que vem sendo bastante utilizada é a da criação de produtos digitais.
A ideia é que você consiga desenvolver um serviço específico e diferenciado, bastante nichado.
A partir disso, ter um método único de serviço e se tornar referência naquilo.
Essa é uma tendência que veio para ficar, então aproveite para usá-la na sua advocacia.
Como gerir resultados de marketing
Além de tudo isso que falamos, é importante sempre acompanhar seus resultados de marketing.
Atualmente, existem diferentes plataformas para isso, mas o mais recomendado é que você tenha uma assessoria no assunto.
Esse olhar mais técnico e profissional vai ajudar você a extrair o melhor resultado e ir adaptando suas estratégias com mais assertividade.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo, nos siga nas redes sociais para conhecer mais sobre nosso trabalho.
Bergesch Martin