Como o inventário pode ser evitado? Divida sua herança ainda em vida.

Uma das preocupações de quem tem algum patrimônio é o que acontecerá com ele depois que não estiver mais aqui. 

Será que minha família vai brigar pelos meus bens? Será que tudo o que eu construí será perdido? Será que minha família terá condições de arcar com os gastos? E se meus filhos nunca mais se falarem por brigas pela minha herança?

Essas dúvidas são muito comuns, e mesmo que seja difícil encarar o assunto morte, a preocupação do que acontecerá quando partirmos é inevitável, e na verdade muitos problemas seriam resolvidos se o assunto não fosse mais tabu e as pessoas procurassem resolver estas questões ainda em vida, de maneira preventiva.

Uma das únicas e melhores formas de se evitar um inventário, e todos os problemas que o acompanham, é realizar a divisão dos bens ainda em vida, dessa forma pode se cumprir as vontades daquela pessoa que possui os bens, inclusive com condições para que os herdeiros recebam a herança depois, além de que já com os “pingos nos is”, não há nenhum tipo de discussão a ser feita no futuro. 

E realizar essa divisão ainda em vida é plenamente possível, e não estamos falando de testamento, até porque o testamento exige a necessidade de abertura de um inventário, mas sim através de uma ferramenta jurídica muito interessante, que traz uma grande economia tributária e torna o inventário de desnecessário, que é o planejamento sucessório. 

O planejamento sucessório é uma ferramenta que organiza e concentra o seu patrimônio dentro de uma empresa, que costumamos chamar de holding familiar ou holding patrimonial. Dentro dessa holding são integralizados todos os bens que fazem parte daquele patrimônio, e dentro do contrato social dessa empresa é escolhida uma forma de transmissão desses bens aos herdeiros, que irá variar de acordo com a necessidade e urgência dessa transmissão. 

Esse tipo de estratégia permite que aquela que está preocupada com o destino do seu legado consiga já deixar tudo organizado para que ele não se desfaça quando ela não estiver mais aqui, sabendo que não terá sido em vão todo o esforço que teve durante a vida para conquistar tudo aquilo.

Para te explicarmos melhor sobre os benefícios de um planejamento sucessório, nós elaboramos um artigo completo, que você poderá ler clicando aqui. 

Então se você já está buscando uma forma de planejar o futuro da sua família e garantir a continuidade do seu legado, o planejamento sucessório é a ferramenta ideal para você.

Caso tenha ficado com alguma dúvida após a leitura dos artigos você pode entrar em contato conosco clicando no link abaixo! Ficaremos muito felizes em ajudá-lo(a).

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale conosco!

Artigo elaborado por Raul Bergesch Advogados – OAB/RS 7.723 | Advogados especialistas em direito empresarial e societário.

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Quer saber mais sobre proteção patrimonial?

Assita ao Webinário feito pelo Advogado Raul Bergesch, especialista em proteção patrimonial.

Assistir

Fale Conosco.

Tem alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco!

51 3039 3500

contato@ber.adv.br